sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

COPO DE LEITE



Nomes Populares: Copo-de-leite, lírio-do-nilo, cala-branca, jarra, jarro


É uma planta rústica e de cultivo relativamente simples mas requer manejo adequado, como qualquer cultivo, para se obter maior produtividade e qualidade.
Por meio de seleção e o cruzamento com outras espécies de Zantedeschia, têm se obtido copos-de-leite de outras cores além da branca, como o amarelo, o vermelho, o rosa, o laranja e o roxo e suas variações. No exterior os Callas coloridos são mais facilmente encontrados e muito apreciados por colecionadores.
É encontrada em terrenos úmidos ou a Margem de lagos.
É cultivada como bordadura de canteiros, renques e compondo maciços à meia-sombra.  Acompanhando muros, muretas, paredes ou em vasos.
Propagação: por sementes, divisão de touceiras ou de rizomas, após a floração, ou por cultura de tecidos. Sendo a propagação por divisão por touceiras a mais utilizada. Para divisão de rizomas utilizar luvas e fazer a imersão destes em fungicida antes de plantar.
Cultivo: O cultivo comercial para produção de flores de corte deve ser feito em local protegido, telado com sombrite. O copo-de-leite requer muita luz mas é sensível ao sol direto,quando sujeito a temperaturas diurnas acima de 22º C . Utiliza-se normalmente de 25 a 50% de sombreamento. O sombreamento também proporciona a formação de hastes florais mais longas, o que comercialmente é interessante.
É tolerante a baixas temperaturas, até 4° C, mas não se desenvolve bem em climas quentes.
Locais encharcados não devem ser utilizados para cultivo comercial, o ideal é que sejam irrigados, em média, 3 vezes por semana. Não deve ser plantado em estufas. O solo deve ser mantido úmido mas sem encharcamento. Pode se irrigar por gotejamento ou até mesmo com mangueira, desde que se molhe somente o solo, evitado acúmulo de água nas folhas e flores.
Requer solos bem drenados com alta quantidade de oxigênio. Plantio em canteiros elevados com 30 cm de altura.
Floresce em abundância na Primavera Pode florescer de outubro a abril mas em menor quantidade. Se propagada por mudas inicia a floração em cerca de 90 dias, atingindo o auge da produção aos 8 meses.

Tóxica
Todas as partes da planta são tóxicas por possuírem oxalato de cálcio. A ingestão e contato podem causar sensação de queimação, edema nos lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia. O contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.